2010 será marcado pelo arranque das vendas dos primeiros carros eléctricos de produção em massa
Ano novo é sinónimo de muitas novidades na indústria automóvel. O ano de 2010 poderá marcar mesmo o início da reabilitação da indústria automóvel, com o lançamento de importantes novidades, há muito esperadas, mas sobretudo porque vai assinalar o arranque das vendas dos primeiros carros eléctricos de produção em massa, com o lançamento de modelos como o anunciado Nissan Leaf, Mitsubishi i-MiEV e os seus irmãos gémeos franceses, Peugeot iOn e Citroen C-Zero.
Outra aposta dos construtores passa pelo conceito de downsizing (encolhendo o tamanho dos modelos e respectivos motores) e o alargamento da oferta aos pequenos nichos de mercado, exemplo do Audi A1, Citroen DS3, Volkswagen Amarok ou até mesmo novos modelos de luxo como o Audi A7 ou Aston Martin Rapide, ambos com o objectivo de concorrer com Porsche Panamera e Mercedes CLS.
Conheça as principais novidades esperadas para 2010:
Alfa Romeo:
Giulietta: O sucessor do 147 tem lançamento agendado para Março, por ocasião da sua primeira aparição pública, que terá lugar no Salão de Genebra. Com um design inspirado no desportivo 8C e estreando uma nova plataforma, o novo modelo da marca italiana vai utilizar os novos motores 1.4 TB a gasolina, com potências de 120 e 170cv e os 1.6 JTDM de 105 e 120cv.
159: No Outono, a gama 159 recebe uma nova renovação estética e mecânica com a introdução de novos motores a gasolina e diesel.
Audi:
A marca dos quatro anéis terá um ano agitado com o lançamento de muitas propostas. Por um lado entra no segmento dos modelos compactos com o A1, por outro aposta forte nos modelos de luxo com o lançamento do A7 e A8.
A1: Um dos modelos mais esperados dos últimos anos é o Audi A1, o modelo compacto da marca alemã para concorrer com os bem-sucedidos Mini e Alfa Romeo MiTo. Este modelo será mostrado em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra, e tem lançamento agendado para o Outono. Estará equipado com os novos motores 1.6 TDi e os motores a gasolina 1.2 e 1.4 TSi com uma ampla gama de potências.
A7: Depois do A5 Sportback, apresentado como um coupé de quatro portas, a Audi vai apostar no conceito para apresentar o A7, um modelo apontado ao sucesso do Mercedes SLS. O A7 vai contar com uma versão super-desportiva RS7 com mais de 500 cavalos, para rivalizar com o CLS 63AMG.
A8 - A nova geração do «navio almirante» da marca dos quatro anéis chega em Março, com motores V8 a gasolina e diesel e, inicialmente, com um o 3.0 TDi de 250 cavalos. Mais tarde deverá chegar um 3.0 TDi numa versão mais económica, com 204 cavalos.
Bentley:
A grande novidade da marca de luxo britânica para 2010 é o Mulsanne: O novo navio almirante da marca chega na Primavera com preços a partir de 243 mil euros.
BMW:
A nova geração Série5 e X3 e o renovado X5 serão as grandes novidades da marca alemã.
Série 5: A nova Série 5 é a novidade mais sonante da marca alemã para 2010. A nova geração reforça os argumentos reconhecidos do modelo, destacando-se por um comportamento mais dinâmico, novos esquipamento de conforto e de condução e o turbodiesel de 2 litros (520d) com 184 cavalos. Tem lançamento agendado para Março, com a versão 520d a estar disponível a partir de Maio. A carrinha Série5, por seu turno, deverá chegar ao mercado em Setembro.
X3: A nova geração X3 será apresentada em Novembro. Com vista a distanciar-se do recém-lançado X1, o novo X3 vai «engordar» para ser claramente maior que o irmão mais pequeno, prevendo-se que venha a contar com uma versão híbrida.
X5: A marca alemã vai proceder a uma renovação do modelo, no início do Verão, com o objectivo de o aproximar esteticamente ao X6.
X6 ActiveHybrid: O X6 híbrido chega na Primavera com o motor V8 de 4,4 litros a gasolina, auxiliado por dois motores eléctricos, com uma potência combinada de 480 cavalos e a promessa de consumos médios inferiores a 10 litros.
Chevrolet:
O muito esperado substituto do Matiz, o Spark, chega a Portugal já em Fevereiro, com motores 1.0 e 1.2 a gasolina e preços a partir dos 9580 euros. Para o final do ano é esperada a apresentação da variante carrinha.
Citroen:
2010 marca o lançamento do novo C3, um modelo crucial para as vendas da marca francesa, mas também a estreia da nova submarca de luxo da Citroen, com o DS3, a variante mais elitista do novo C3.
C3: Março marca o arranque da comercialização da nova geração do C3. Com uma estética mais actual, mais qualidade e tecnologias avançadas, o novo C3 prepara-se para lutar pelo top de vendas no segmento dos utilitários.
DS3: Também em Março, chega o primeiro modelo da nova submarca da Citroen, o DS3, para concorrer com modelos como o Mini e Alfa Romeo MiTo. Estará equipado com os motores mais potentes da nova gama C3, entre os quais o 1.6 HDi de 90 e 110cv e o 1.6 THP de 12 e 150cv. Mais tarde, a gama será reforçada com variantes desportivas, inspiradas no mundial de ralis, onde irá substituir o actual C4 WRC.
C-Zero: O C-Zero é irmão gémeo do Peugeot iOn e Mitsubishi i-MiEV, e será o primeiro veículo eléctrico de produção em massa da marca francesa. Terá uma velocidade máxima de 130 km/h e uma autonomia para 160 km.
Dacia:
O primeiro crossover da marca low cost, o Duster, chega em Abril, com o conhecido motor 1.5 dCi e opções de transmissão dianteira e às quatro rodas.
Ferrari:
As primeiras unidades da nova «bomba» da marca do Cavallino Rampante, o 458 Itália, começam a ser entregues em Março. A marca italiana ainda não avançou preços para Portugal, mas não será inferior a 200 mil euros.
Fiat:
A marca italiana não terá novidades de realce para este ano, destacando-se apenas a introdução de um inédito motor de 2 cilindros e 900cm3 no 500 lá para o final do ano. Este novo bloco será proposto em três variantes, uma atmosférica e duas sobrealimentadas com potências entre os 65 e os 105cv. A renovação do Bravo, prevista para o final do primeiro trimestre, incluirá a introdução dos motores MultiAir a gasolina e o sistema Start&Stop.
Ford:
A grande novidade da marca da oval chama-se Focus e deverá chegar ao mercado ainda este ano. As renovadas S-Max e Galaxy juntam-se á nova geração C-Max como os restantes destaques da marca para 2010.
Focus: A nova geração Focus será dada a conhecer, já, no Salão de Detroit, em Janeiro, mas só em Dezembro é que irá chegar aos primeiros mercados europeus.
S-Max e Galaxy: Novos motores a gasolina - 2.0 Ecoboost de 203cv e 2.0 HDi de 163cv -, e uma estética actualizada serão as grandes novidades dos dois monovolumes de sete lugares da Ford. Têm lançamento agendado para a Primavera.
C-Max: A nova geração C-Max conta com uma importante novidade, a variante de sete lugares Grand C-Max, assim como novos motores a gasolina de injecção directa, entre os quais o novo 1.6 litros da família Ford EcoBoost, com potências entre 130 e 180 cavalos. Chega ao mercado nacional no Verão.
Honda:
CR-Z: O primeiro desportivo híbrido da Honda chama-se CR-Z e chega ao mercado em Maio. Estará dotado de um motor 1.5 a gasolina de 115cv auxiliado por um outro, eléctrico, de 15cv.
CR-V: Em Fevereiro chega ao mercado o renovado CR-V, equipado com uma evolução do motor turbodiesel 2.2, agora com 150 cavalos e mais amigo do ambiente.
Hyundai:
A grande novidade da marca sul-coreana dá pelo nome de ix35, e é o sucessor do Tucson. Chega ao mercado em Março, equipado com um novo motor 2.0 turbodiesel de 184 cavalos, opção de tracção dianteira e integral.
Kia:
O minimonovolume Venga e a nova geração do Sportage são as principais novidades da Kia para 2010.
Venga: Chega em Fevereiro o Venga, o moni-monovolume da Kia. Equipado com motores diesel de 1,4 litros de 75cv e 1.6 de 90 cavalos, os preços arrancam nos 18.300 euros.
Sportage: A nova geração do crossover será apresentado oficialmente em Genebra (Março) e tem lançamento previsto para Outubro com novos motores diesel de 2 litros e gasolina de 1,8 litros.
Lancia:
A actualização do Ypsilon é uma das novidades da Lancia para 2010. O compacto será alvo de uma actualização estética, a par da remodelação do pequeno monovolume Musa. Além disso, todas as gamas serão reforçadas com a introdução dos novos motores MultiAir a gasolina, enquanto o Delta irá também beneficiar de novos equipamentos e ligeiras alterações no visual.
Lexus:
O «concept» híbrido LF-Ch, apresentado em Frankfurt, dará origem ao primeiro modelo compacto da marca de luxo da Toyota a ser lançado no início de 2011. A versão definitiva deverá ser apresentada oficialmente em Setembro.
Maserati:
A grande novidade da marca do tridente dá pelo nome de Gran Cabrio e não é mais que a variante cabrio de quatro lugares do GranTurismo. Chega a Portugal no início da Primavera com preços acima dos 150 mil euros.
Mazda:
Com a gama praticamente toda renovada, a marca japonesa deverá promover um ligeiro facelift no 2, e apresentar o protótipo que antecipa o futuro citadino Mazda1, e o do futuro crossover compacto, possivelmente designado CX5.
Mercedes:
Mais um ano fértil de novidades é o que se pode esperar da marca alemã. Para além do novo Classe E Cabrio, a Mercedes prepara a renovação do Classe C e o lançamento do novo CLS. 2010 poderá ser também marcado pelo lançamento do novo Classe S Coupe (sucessor do Classe CL) e da nova geração Classe B.
Classe C: Em Março, o Classe C receberá a sua primeira renovação, através de ligeiros retoques estéticos e a inclusão de novos elementos de equipamento. A tecnologia Start&Stop passará a ser de série na maioria das motorizações.
Classe E Cabrio: O substituto do CLK chega em Março para completar a gama Classe E. As motorizações serão as mesmas da restante gama, incluindo os populares E220CDi de 170cv e E250 CDi de 204cv.
CLS: Em Setembro, no Salão Automóvel de Paris, vamos ficar a conhecer a nova geração CLS, cujo lançamento comercial apenas deverá acontecer no primeiro trimestre de 2011.
Mini:
O Countryman é a novidade mais esperada da Mini para este ano. O primeiro crossover da marca deverá chegar a Portugal em Setembro, antes dos Mini Roadster e Coupé - ambos agendados para o início de 2011 -, com as motorizações já conhecidas da gama Mini e versões de tracção dianteira e às quatro rodas. Mais tarde não faltará uma versão John Cooper Works (JCW).
Mitsubishi:
O Salão de Genebra, em Março, será palco para a apresentação do novo crossover compacto da marca japonesa, que deverá chegar a Portugal no início do Outono, com um novo turbodiesel de 1,8 litros. Ainda antes, é esperada a nova gama Outlander, que adopta a frente jet-fighter estreada no Lancer.
Nissan:
A renovação do Qashqai e o lançamento do eléctrico Leaf vão marcar a agenda de lançamentos da Nissan para 2010.
Qashqai: O crossover de sucesso da Nissan e a respectiva versão de 7 lugares (Qashqai+2) apresenta-se com um visual renovado, chegando ao mercado nacional em Abril.
Leaf: O muito esperado eléctrico da Nissan, o Leaf, tem lançamento agendado para o final do ano. O Leaf utiliza um motor eléctrico de 110cv e terá uma autonomia de 160 km. As baterias de iões de lítio poderão ser carregadas até 80% da sua capacidade em cerca de meia hora através de um carregador rápido de 440/480volts. Numa tomada doméstica de 220 volts, a carga total demorará cerca de oito horas.
Opel:
A marca alemã entra em 2010 com o arranque da comercialização do novo Astra, ao qual se deverá juntar a variante carrinha mais para o final do ano. A nova geração Meriva é outra das novidades previstas.
Astra: Janeiro marca o início da comercialização da nova geração Astra. Em Portugal, o novo Astra será proposto com um total de cinco motores. Os preços começam nos 20.500 euros do Astra 1.4 Enjoy, enquanto a oferta turbodiesel - Opel Astra 1.7 CDTI Enjoy – arranca nos 25.000 euros. No lançamento, as primeiras 1000 unidades terão equipamento reforçado, sem custo adicional.
Astra Sports Tourer: A variante carrinha do novo Astra deverá ser revelada pela primeira vez em Outubro - Salão de Paris -, podendo chegar ao mercado ainda em 2010.
Meriva: A nova geração do monovolume compacto da Opel tem apresentação oficial marcada para Março, chegando ao mercado até ao final do Verão. Terá como principal curiosidade o conceito «FlexDoors», um inovador conceito de portas traseiras com dobradiças posteriores que abrem em direcção à traseira do automóvel.
Peugeot:
Ano de novas apostas na Peugeot, 2010 será marcado pelo lançamento do coupé RCZ e do citadino eléctrico iOn, desenvolvido em parceria com a Mitsubishi. Em Setembro será mostrado, ainda como protótipo, o 508, sucessor dos 407 e 607.
RCZ: O novo coupé da marca francesa chega ao mercado nacional em Abril com três motorizações, incluindo um diesel 2.0 HDi de 163 cavalos de potência, além de diversas opções do 1.6 a gasolina.
iOn: O primeiro veículo eléctrico de produção em massa da Peugeot, o iOn, já pode ser encomendado mas apenas chega ao mercado nacional no final do ano. Terá uma velocidade máxima de 130 km/h e uma autonomia para 160 km.
Porsche:
A novidade mais esperada da Porsche para este ano é a nova geração Cayenne. A apresentação oficial está agendada para Março, no Salão de Genebra, e o seu lançamento para o início do Verão. A versão híbrida será uma das atracções da nova geração, a par de um desempenho dinâmico evoluído graças, em grande parte, a menores dimensões e peso mais contido.
Renault:
A marca francesa prepara o reforço da gama Mégane com o lançamento da variante de quatro portas, que se irá chamar Fluence, e do descapotável, Mégane CC.
Fluence: Em Maio chega a Portugal a variante de quatro portas do Mégane, que se vai chamar Fluence e terá um posicionamento muito próprio, entre o Mégane e o Laguna. Estará equipado com o motor 1.5 dCi de 110cv.
Twingo CC: No mesmo mês do lançamento do Fluence, a Renault irá lançar a variante aberta do Twingo, que será apresentada oficialmente em Março, durante o Salão de Genebra.
Mégane CC: Em simultâneo com a sua apresentação oficial - Salão de Genebra -. a Renault vai lançar a nova geração do Mégane cabrio, equipado com as motorizações mais potentes da gama da marca francesa.
Seat:
A gama Ibiza vai passar a contar com uma carrinha a partir de meados de 2010, derivada do protótipo IBZ mostrado na última edição do Salão de Frankfurt. Em Março, a marca espanhola vai lançar o Ibiza FR TDi e, em Abril, uma nova versão do Leon Ecomotive, já equipado com o 1.6 TDi de 105cv.
Skoda:
A inédita variante carrinha do topo de gama Superb e o renovado Fabia juntam-se ao Yeti como as principais novidades da marca checa para 2010.
Superb Break: A inédita carrinha do topo de gama da marca Checa estará disponível em Portugal a partir de Fevereiro, com preços desde os 29 mil euros. A gama será composta pelas motorizações 1.4 TSi de 125cv a gasolina e o conhecido 1.9 TDi de 105cv.
Fabia: Em Abril, o Fabia será alvo de uma ligeira renovação, que lhe trará uma nova imagem, semelhante à adoptada nos últimos modelos da marca checa, e os novos motores 1.2 TSi de 105cv e os diesel 1.6 TDi.
Toyota:
Com uma gama praticamente renovada, a Toyota aposta na variante híbrida do Auris e no novo Land Cruiser como destaques.
Auris HSD: O Toyota Auris híbrido entra em produção no final do ano, equipado com o mesmo sistema híbrido utilizado no novo Prius. Promete um preço mais baixo que este.
Land Cruiser: É já este mês (Janeiro) que a sétima geração chega ao mercado nacional, com uma renovada motorização turbodiesel de 3 litros com 173cv e preços a partir dos 73.500 euros.
Volkswagen:
A marca alemã prepara-se para renovar a sua gama de modelos familiares. Em Novembro, a gama Passat adopta a nova imagem estética do Golf, mas a grande novidade é mesmo a nova Sharan. A nova geração do monovolume deverá ser apresentada em Genebra, ainda como protótipo, chegando ao mercado até ao final do ano.
Passat - Novembro/Dezembro - Actualização estética, seguindo a linha do Golf e inclusão de tecnologias como o Start&Stop, entre outros.
Sharan: Nova geração do monovolume deverá chegar ao mercado até ao final do ano
Polo Bluemotion: Fevereiro será o mês escolhido para o lançamento do novo Polo Bluemotiom, equipado com um 1.2 TDi de 75cv, capaz de registar consumos na ordem dos 3,3 l/100 km e 87 g/km de emissões de CO2.
Amarok: Chega no próximo Verão a pick-up da Volkswagen, a Amarok. Será proposta inicialmente numa configuração de cabina dupla e transmissão às quatro rodas, com motores 2.0 TDi de 122 e 163 cavalos de potência.
Touareg: A segunda geração do Volkswagen Touareg será apresentada oficialmente em Janeiro, no Salão Automóvel de Detroit. Além de menores aptidões para o todo-o-terreno, terá como destaque o facto de contar, desde o seu lançamento, com a muito esperada versão híbrida. Chega ao mercado nacional no segundo semestre de 2010.
Volvo:
A marca sueca vai apresentar em Março - Salão Automóvel de Genebra -, o novo S60. A nova geração chega ao mercado em Junho com um novo motor GTDi a gasolina de 180cv. Mais tarde, em Novembro, a marca deverá apresentar a variante carrinha, V60.